Recomendações de quem aprendeu na marra como aumentar a segurança das suas contas, especialmente das plataformas Meta, e gerir crises com mais leveza.
Elas vão te poupar de acordar às 5 da manhã de um feriado com conta invadida e muita dor de cabeça lidando com processos falhos e clientes ansiosos.
Estas são algumas recomendações de quem aprendeu na marra como aumentar a segurança das suas contas, especialmente das plataformas Meta, e gerir crises com mais leveza.
Elas vão te poupar de acordar às 5 da manhã de um feriado com conta invadida e muita dor de cabeça lidando com processos falhos e clientes ansiosos.
Depois lembra de me agradecer, tá? Ou me mandar jobs. Pode ser os dois.
1. Use o Gerenciador de Negócios para administrar as contas Meta
É inegociável garantir o acesso ao gerenciador de negócios do seu cliente para gerir as contas do Instagram e Facebook. Por quê?
Porque ele é um espaço neutro, onde você centraliza e organiza as informações e ativos do negócio na Meta. É onde você toma conta do perfil comercial separado dos perfis pessoais – seu e do cliente. Só com ele você consegue fazer movimentações importantes na conta e trabalhar de maneira integrada. Sem gambiarra, sem compartilhamento de senha, sem acesso a perfis pessoais.
Conceda o nível de acesso correto a cada um do seu time. Quem vai poder criar e gerenciar conteúdo. Analisar, responder e remover comentários. Gerenciar anúncios. Ver desempenho e insights. Visualizar dados de receita. É importante dizer o óbvio:
Não saia dando controle total dos ativos para todos os membros da equipe,
por questão de segurança.
Já herdei contas que operavam das maneiras mais absurdas. A mais recente foi a agência que tinha a senha da conta pessoal do cliente e, a partir de lá, utilizava o gerenciador dele para administrar a página da marca e a conta de anúncios (que também era vinculada à conta pessoal ao invés do gerenciador).
Entendo que pode acontecer do cliente não ter muita paciência para te passar as informações que precisa para garantir acesso ao gerenciador, especialmente se for uma empresa pequena. Ele não sabe onde fica, não tem tempo para dar a atenção necessária, quer se livrar dessa questão o quanto antes.
Guie a pessoa responsável com calma pelo processo e explique a importância de começar fazendo as coisas da maneira correta. Segurança, agilidade operacional, facilidade no gerenciamento. Isso se traduz em PAZ para ele e para você.
Como falei no início: é inegociável o acesso ao gerenciador para que você possa trabalhar.
Qual é a maneira ideal de conseguir acesso ao gerenciador de negócios de um novo cliente?
- Pedir para o admin atual te adicionar – geralmente será a pessoa responsável anteriormente.
- Se a pessoa anterior não operava via gerenciador, verifique se a empresa sequer tem um gerenciador. Se não tiver, crie um.
- Se tiver, mas ninguém souber como acessar, é possível abrir uma disputa por esse gerenciador com a Meta. Você vai precisar reunir alguns documentos que provam que você é dono do negócio que está reivindicando, redigir uma carta e assiná-la à mão, dentre algumas outras burocracias.
Se estiver precisando de alguém para tocar esse processo e quiser contar com meu suporte, entre em contato com a Seamar, minha agência de comunicação e gestão de redes sociais.
2. Verificação em duas etapas: retire o celular como método de recuperação de senha
Você segue uma influenciadora super divertida, aparentemente honesta, e repara que, de repente, ela começa a divulgar nos stories a possibilidade de ganhar muito dinheiro fácil.
Basta fazer o pix para um investimento que promete dez vezes o retorno do valor enviado. A arte é feia, lembra aqueles panfletos de jogos de azar dos anos 2000. Não parece algo que essa influenciadora, que você gosta, postaria. Você acha suspeito, mas muita gente cai.
Existe um golpe, cada vez mais comum, em que o criminoso se apropria do seu número de celular e consegue entrar em qualquer aplicativo que tenha essa informação vinculada como forma de acesso ou autenticação, como Whatsapp, Instagram, Facebook, email.
Com a sua linha ativada em um novo telefone, basta pedir o código de segurança por sms ou ligação. Chama golpe do SIM Swap.
A moda era pedir dinheiro para amigos e familiares no Whatsapp, agora eles entram na conta do Instagram e exploram os seguidores.
Como isso é possível? Sabe quando você precisa ativar seu número no chip de um novo aparelho? Por mudança de celular ou questão de compatibilidade, por exemplo? Pois bem, eles se aproveitam dessa possibilidade para conseguir a transferência da sua linha telefônica para um chip em branco.
O ideal é garantir a autenticação em dois fatores com aplicativos de tokens, como Google Authenticator, já que os tokens são únicos, temporários e não podem ser reutilizados.
3. Sua conta ou do seu cliente foi invadida?
“Tem alguém para indicar que recupere conta do Instagram?” Pelo menos uma vez por semana, vejo essa mensagem rolar nos grupos de gestores de marketing e de criadores que participo.
A resposta mais frequente é: Lela Brandão. Ela realmente consegue resolver rápido. Pela minha experiência, de um dia para o outro a pessoa retoma o poder de sua própria conta. O valor vai variar pela quantidade de seguidores da conta a ser recuperada. Mas posso te adiantar que você vai morrer em uma grana.
Outro caminho, é entrar em contato com o suporte da plataforma. Também já tive que usar esse caminho e, para a minha sorte, foi bastante rápido (e gratuito).
4. Tenha um plano de contingência
Mesmo seguindo todas as políticas da plataforma, sua conta ainda pode ser bloqueada. Especialmente quando falamos em Meta. Existem diversos tipos de bloqueio: por atividade incomum, de publicidade, comercial.
Para todos eles (e para a maioria dos problemas com a Meta, eu diria), a solução é falar com o suporte.
Se você for alvo de uma invasão e/ou algum bloqueio acontecer com a sua conta de anúncios principal, o protocolo da Meta é desativá-la para uma investigação de segurança que pode demorar meses.
Se você é anunciante, pode se dar ao luxo de deixar seus anúncios parados por todo esse tempo e esperar a conta ser liberada (se ela for)?
Para continuar anunciando e não comprometer o negócio do seu cliente, uma boa estratégia é montar uma estrutura de backup com gerenciador de negócios e contas de anúncios.
Pego emprestada esta ilustração do Pedro Sobral:

Um cliente com anúncios parados, é um cliente perdendo dinheiro. Você não vai querer um cliente perdendo dinheiro no seu pé, enquanto passa raiva tentando resolver questões técnicas e burocráticas com a Meta.
Essa conta de backup é uma solução para que você continue anunciando e não comprometa o negócio do seu cliente financeiramente.
5. Comunicação ágil e transparente
Uma vez, na minha primeira semana trabalhando com um cliente novo, ainda tentando resolver a questão do acesso ao gerenciador, a conta dele foi hackeada. Ela centralizava a administração de todos os ativos do negócio. A invasão ao gerenciador aconteceu às 4 da manhã de um feriado. Por sorte, alguém do meu time acordou às 5h para surfar e, pelas notificações, notou uma movimentação incomum na conta.
Nosso primeiro ímpeto foi tentar solucionar e depois falar com o cliente. Acontece, que ele teria informações decisivas para sabermos o que estava acontecendo e então podermos encontrar uma solução. Inclusive, falar com ele era o caminho mais rápido para ter certeza se era de fato um ataque ou se ele mesmo tinha alterado a senha do perfil.
No fim das contas, era mesmo um ataque. Mas informá-lo nas primeiras horas o que sabíamos, o que ainda precisávamos descobrir e qual seria nosso plano de ação inicial foi determinante para ter a confiança e total colaboração dele.
Mantenha uma comunicação aberta e transparente. Seja com o cliente, com o responsável pelo negócio ou até mesmo com seu superior. Reúna as informações que você tem, explique de maneira sucinta o que você sabe até o momento, o que está sendo feito para resolver e dê um prazo para fornecer atualizações. Peça o que precisa. Transforme esses passos em um processo.
Essa atitude gera confiança e permite que trabalhe com mais tranquilidade.
6. Envolva as partes interessadas e mantenha tudo por escrito
Eu tive uma chefe que me ensinou a importância de ter todos os acordos por escrito. Isso porque ela mesma não cumpria com o que combinava e negava ter concordado com decisões que tinham acontecido apenas verbalmente.
Eu pedia a aprovação dela em determinadas tarefas e tempo depois ela vinha me perguntar quem tinha me deixado fazer aquilo. Eu respondia “você mesma, tal dia” e ouvia que ela nunca tinha concordado. ”Me mostra onde eu disse isso”, ela argumentava. E, bem, com a aprovação tendo sido de boca, eu ficava de mãos atadas.
Em um período menos amistoso, passei a dar até bom dia para ela por email. É claro que ninguém precisa chegar a esse ponto. Mas a lição corporativa ficou: documente tudo.
Faça o possível também para envolver todas as pessoas que podem ser impactadas de alguma forma por uma decisão no fluxo de aprovação. Fazer com que todas as partes interessadas se sintam envolvidas no processo, aumenta a probabilidade de sucesso – e sossego – após uma decisão crítica.
Você tem algum outro conselho para adicionar? Ou gostou das recomendações? Envia esse post para quem você acha que pode se beneficiar!
Se tiver interesse, conheça a Seamar, minha agência de comunicação e gestão para redes socias com foco em viagem em turismo.